CAMINHADA OUTUBRO ROSA

Publicado em: 11-10-2017
CAMINHADA OUTUBRO ROSA

A Administração Municipal juntamente com as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e entidades públicas, convidam a população feminina ourense para participar da programação Outubro Rosa 2017.
A tradicional Caminhada Rosa, será realizada no dia 17 de outubro, a partir das 8h. Este ano, a caminhada terá início na Unidade Básica de Saúde Centro e percorrerá a Avenida José Gelain e Marechal Deodoro até o Centro Cultural Danúncio Andreani, onde será realizada uma palestra com a Dra. Laura Zanella Caús e posterior apresentação da Aldeia Teatral com a peça “Rir pra não chorar”.
No mesmo dia, haverá verificação de Pressão Arterial e testes de glicemia, que será realizado pelos alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Faculdade Rio Grandense (FARGS).
No município de São José do Ouro, as mulheres podem realizar gratuitamente os exames de mamografia e também o exame citopatológico, para prevenção e detecção do câncer de colo uterino.
A Administração Municipal agradece as entidades parceiras: Lions Clube, LEO Clube, Rotary Clube, Casa da Amizade, CDL e Faculdade Riograndense.

OUTUBRO ROSA
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. No Brasil, ocorrem em torno de dois milhões de casos por ano.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.