VIAGEM DE ESTUDO DA ESCOLA FLORENTINA LOTTICI

No dia 11 de maio de 2018, a direção, alunos, professoras, funcionárias e algumas mães, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florentina Lottici, realizaram uma viagem de estudo para Bento Gonçalves/RS, colônia de Imigração Italiana, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos acerca do projeto “Participação do Imigrante na Formação da Sociedade Brasileira e Ourense”.
Atualmente, admite-se que a sociedade brasileira é composta por uma diversidade de povos e culturas, entre eles podemos destacar os indígenas, africanos e imigrantes, sendo, portanto, miscigenada.
No final do século XIX e início do século XX, chegaram ao Brasil milhares de imigrantes (alemães, italianos, suíços, espanhóis, japoneses, entre outros). Traziam na bagagem apenas alguns objetos de uso pessoal e no coração o sonho de “fazer a América”. Desembarcaram em terras brasileiras com o anseio de refazer suas vidas, trabalhando nas lavouras de café, nas indústrias, na agricultura e na pecuária. Desde então, trouxeram contribuições expressivas para a história e formação cultural do país, do estado do Rio Grande do Sul e para o município de São José do Ouro. Um conjunto de heranças, como sobrenomes, sotaques, costumes, culinária, danças e vestimentas, é o traço significativo desse processo exibido nas ruas, casas, restaurantes, festas, bairros e arquitetura tradicional.
No intuito de valorizar a matriz étnica miscigenada da sociedade brasileira, o projeto torna-se necessário, resgatando a memória do estado e município, fazendo com que cada aluno encontre a sua essência, ou seja, descubra sua descendência étnica.
Além disso, em um estudo realizado pela E.M.E.F. Florentina Lottici, na disciplina de geografia, observou-se que todas as famílias entrevistadas possuem pelo menos um descendente de imigrante europeu na família, percebendo-se uma maior quantidade de italianos.
O projeto partirá do resgate da história familiar de cada aluno, bem como de sua comunidade. Em seguida será feito um estudo da história municipal, compreendendo os diferentes fluxos migratórios no decorrer do tempo e posteriormente entendendo a participação do imigrante na construção e no desenvolvimento do espaço brasileiro e local.
Aproveitando a oportunidade, também foi trabalhado o projeto de Educação Fiscal, fazendo um comparativo entre os municípios de Bento Gonçalves e São José do Ouro, no que se refere a diversidade e retorno econômico, levando em consideração que Bento Gonçalves é uma cidade maior, turística e industrial, o que aumenta a arrecadação de impostos.
O projeto “Participação do Imigrante na Formação da Sociedade Brasileira e Ourense” é de extrema relevância, uma vez que as contribuições dos grupos imigrantes permanecem esquecida, numa sociedade que se desenvolveu com a ajuda de seu esforço e trabalho.

POSTADO EM: 16-05-2018