PROJETO SOBRE O LIXO E CAMPANHA DO RECOLHIMENTO DO ÓLEO DE COZINHA

O Projeto Campanha da Separação do Lixo, Limpeza e Embelezamento da Cidade, é uma iniciativa da Administração Municipal de São José do Ouro, juntamente com todas as Secretarias do Município, escolas municipais e estaduais e diversas entidades da sociedade.
O objetivo central desse projeto é envolver toda a população a fim de moldar as melhores alternativas sobre a questão ambiental, que envolve separação, coleta e destino do lixo e limpeza do perímetro urbano.
Conscientizar a população, também é outro ponto da campanha. Identificando os problemas referentes ao descarte do lixo de maneira incorreta no meio urbano e rural, a população ajudará melhorar o aspecto visual do município e diminuir a poluição do meio ambiente.
O projeto teve início no mês de maio. Primeiramente, desenvolvido e trabalhado nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, para a conscientização dos alunos. Os estudantes já realizaram várias atividades referentes ao projeto como textos, slogans, palestras e visitação na Usina de Reciclagem. Também, as escolas construíram um mascote, para cada modalidade de Educação Infantil, Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio, foi utilizado apenas material reciclável e a criatividade dos alunos. Apenas um será escolhido para representar a Campanha, que será definido no Festival Literário e Feira de Livros em São José do Ouro, nos dias 28 e 29 de agosto.
Nesta sexta-feira (18/08), com início às 8:30hs, na Praça Antônio Bós Filho, será realizado a entrega de imãs da Campanha da Separação do Lixo e folders da Campanha do descarte do óleo de cozinha. Além, de um pedágio na cidade para a entrega de sacolas reutilizáveis, serão 300 sacolas distribuídas. A ação envolverá alunos, professores, funcionários e representantes de entidades públicas.
Com o slogan “O lixo é seu, separe adequadamente”, a companha propõe aos moradores de São José do Ouro que separe o lixo seco e orgânico, para que seja realizada a coleta. A coleta municipal urbana tem o seguinte cronograma: 2ª, 4ª e 6ª feiras, recolhimento do lixo orgânico e nas 3ª e 5ª feiras, recolhimento do lixo seco. Já a coleta do lixo nas comunidades do interior acontecerá a cada 2 meses, com data do roteiro a ser definida.
É importante ressaltar que este projeto é uma campanha contínua na busca da preservação do meio ambiente, e para que se tenha um bom resultado, é preciso que toda sociedade colabore e participe na construção de uma mudança de mentalidade e hábitos em relação à problemática do lixo.

RECOLHIMENTO DO ÓLEO DE COZINHA

A Administração Municipal está fazendo o recolhimento do óleo de cozinha. O ponto de coleta é na Secretaria Municipal de Urbanismo e os moradores de São José do Ouro já pode fazer o correto descarte.
Para fazer isso, deixar que o óleo esfrie, armazenar em uma garrafa pet e levar até o ponto de coleta. O importante é que o óleo deverá ser depositado no recipiente de coleta sem a garrafa pet.
Essa campanha é para evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha, pois ao ser depositado em locais indevidos, pode contaminar o meio ambiente, entupir o encanamento, atrair animais e vários outros problemas.
Os folders da Campanha do descarte do óleo de cozinha serão distribuídos juntamente com o projeto da Campanha de Separação do lixo, Limpeza e Embelezamento da Cidade, na manhã de sexta-feira (18/08).

POSTADO EM: 16-08-2017