NO DIA 27/03/2019 ACONTECEU A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE.

Publicado em: 29-03-2019
NO DIA 27/03/2019 ACONTECEU A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE.

Cerca de 100 pessoas discutiram assuntos relacionados à saúde nesta quarta-feira, 27 de março, na IX Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde e Administração Municipal.
As Conferências de Saúde acontecem a cada 4 anos, e esse ano tiveram como tema central: Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS.
Do encontro realizado em São José do Ouro saíram propostas tendo como base os direitos e deveres dos usuários da saúde do município.
A Coordenadora da Saúde, Mariana Luchese Vasem, explicou que estas diretrizes servem para a composição das políticas públicas para o setor. As propostas apresentadas vão desde o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família, até questões sobre atendimentos na Atenção Básica. Ressaltou que a comunidade deve observar que muitas ações na saúde são fundamentais para a população.
No encontro, a Coordenadora da Secretaria também apresentou dados estatísticos e epidemiológicos relativos à situação de saúde da população, destacando que o alargamento da pirâmide etária acima dos 49 anos de idade, ou seja, demonstrando a necessidade cada vez mais crescente de investimentos em ações de promoção e prevenção em saúde que possibilitem a abrangência aos grupos de maior idade, comprovadamente com maior risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Percebe-se, ainda, o predomínio de mortes por doenças do aparelho circulatório. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações com os Grupos de Prevenção possibilitando à população participar de encontros quinzenais com profissionais de diversas áreas, os quais prestam orientações acerca da saúde e tratamento dos usuários; além disso, após cada encontro do grupo ocorrem orientações e ginástica com um educador físico. Também existe um grupo de Idosos, voltado às pessoas com mais de 60 anos de idade que trabalha diversos temas relacionados à essa fase da vida.
Esteve palestrando para os participantes na Conferência, Simone Reali Zaneti, da DUO Consultoria e Treinamento. Para ela, a conferência foi muito importante especialmente porque os participantes tiveram participação efetiva no debate.
Além de integrantes do Conselho Municipal da Saúde, a comunidade esteve representada por vários segmentos da sociedade e profissionais da saúde.