SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E O SETEMBRO AMARELO

Publicado em: 16-09-2015
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E O SETEMBRO AMARELO

A Secretaria Municipal da Saúde realiza conscientização e traz à tona o debate sobre a importância da prevenção ao suicídio, motivação que levou à criação do Setembro Amarelo - um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção, e que ela é possível.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que uma pessoa se mata no mundo, a cada 40 segundos. No Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente. O Rio Grande do Sul, por sua vez, apresenta uma das maiores taxas de suicídio do país.

O suicídio geralmente é o desfecho do sofrimento causado pela depressão e outras doenças psiquiátricas. No entanto, o preconceito atrasa o debate e, consequentemente, o correto tratamento, agravando a situação de quem precisa de ajuda.

Assim, através desse debate, a Secretaria de Saúde de São José do Ouro busca conscientizar a população acerca da importância do assunto, tendo em vista que a melhor forma de prevenção é a informação.